terça-feira, 10 de julho de 2012


Terapia na palma dos pés

O Shiatsu utiliza os meridianos no corpo inteiro, inclusivé nos pés, mas a Reflexologia analisa em pormenor cada parte da planta, onde temos o reflexo de cada orgão. Talvez por isso se chame "planta" do pé...

Deixo aqui uma imagem onde podem ver o que reflecte e estimula cada parte dos nossos pés.

Dica de massagem:

Coloquem por uns 10 minutos os pés em água morna com um pouco de sal (como se fosse água do mar).  Depois, retirem, enxuguem os pés, façam com ambos os pés rotações a partir do tornozelo.  A seguir pressionem a planta do pé com o polegar nas zonas que pretenderem (no centro, na zona onde está o RIM, é particularmente estimulante).  No final apliquem um pouco de creme ou óleo suavemente em todo o pé, vão ver, ou melhor, vão sentir que ficam muito leves.

Particularmente bom para a gravidez:

Durante a gravidez é importante reforçar e manter ágil a parte dos tornozelos (por 2 razões: uma é devido ao ganho de peso onde a articulação do tornozelo acaba por ficar mais sobrecarregada, e a outra é porque a zona do tornozelo é reflexo e indicador do estado dos nossos orgãos sexuais e reprodutores e da energia água à qual estão associados estes orgãos), por isso, este exercício/massagem é muito útil, e além disso sabe tão bem!

Prisão de ventre:
Esta é outra condição que afecta muitas vezes a mulheres grávidas.  Para este caso, massaje a parte correspondente ao intestino, percorrendo toda essa zona, começando pela parte do pé direito e passando para o pé esquerdo (olhando para a imagem, fazer percurso no sentido dos ponteiros do relógio).

Estas massagens podem ser feitas pela própria pessoa, ou pode pedir a alguém que o faça por si (sabe sempre melhor!) :)



Sem comentários:

Enviar um comentário